Sunday, April 30, 2006

Kathmandu, 29 de Abril 2006 / 8h:05min


Bem, nem sei por onde começar. Talvez falando sobre este espaço primeiro.
Ainda não sei bem qual o objective e o que fazer com este blog. Se por um lado seria agradável transcrever passagens do meu diário, por outro isso nem sempre e possível e a selecção de texto pode ser difícil. O mais provável é escrever apenas quando me ligar ao mundo. Como agora.
Antes de falar sobre o primeiro dia, falo sobre o Segundo.
Deite-me por volta das 23h locais. Estava muito cansado e já só queria cama. Adormeci no minuto em que me deitei, na minha cubata. Acordei durante a noite e pensava que seriam umas 8 da matina. Errado. Eram duas da manha. DUAS! Estava sem sono e um cão não parava de ladrar. Só voltei a adormecer por volta das três. Acordei as quarto com o cão. Cinco com o cão. Seis com o cão e com os corvos. As sete levantei-me e só me apeteceu gritar “You are going to die”! Depois seguiu-se um banho de agua gelada. Grande estalo. Tendo em conta que não faz parte da minha rotina diária tomar banho com agua fria, tive que apelar ao espírito festivaleiro que existe dentro de cada um e enfiei-me debaixo do chuveiro. Tudo pronto e foi altura de tomar o meu primeiro pequeno almoço nepales. Dois ovos cozidos, chá e tostas. Pelo que percebi, os ovos são uma constante.
Bem, recordando:

Aterrei ontem com uma hora de atraso. Estou sem mala. Não chegou ao aeroporto. Ninguém sabia nada e ninguém dizia nada. Eu já estava a começar a ferver e pronto para mandar umas bocas tipo Chuck Noris ou mesmo Fernando Rocha. Depois, do nada, surgiu um numero de telefone e disseram que teria que ligar hoje as nove para ver se já tinham chegado. Eu e todos os outros que também ficaram sem bagagem. Como em cada canto do mundo existem portugueses, era apenas uma questao de tempo ate encontrar alguém. O que nunca pensei e que fosse Tao rápido. Ainda não tinha o visto e já estava na amena cavaqueira com um casal de namorados do Porto. Vieram dois dias a Kathmandu. Combinei jantar com eles hoje.
Como já estava a espera, ninguém da INFONepal estava no aeroporto para me dar boleia até ao hotel. Sem stress. Pensava eu. Mal sai porta fora do aeroporto parecia o rei de Espanha e fui abordado por uns 10 pseudo taxistas. “Taxi sir? Taxi and Hotel sir? Good taxi! Cheap”. Eu perdi a cabeça e comecei-me a rir e a praguejar na minha bela lingua. Depois escolhi um. Perguntei o preço para me levar ate ao Kathmandu Peace Guest House. 300 Ruppeas. Parecia-me justo. “Come sir, come”. E la fui eu atrás dele. Como tuga que sou, fui sempre naquela de “Isto nao cheira muito bem”. Ele estava-me a levar para longe do aeroporto. Olhei para trás e estavam 3 tipos atrás de mim. Apenas a uns metros. Eu sem dar bandeira mudei de direcção e, para meu espanto, fui seguido por eles. De novo no aeroporto o pseudo-guia-turístico-hoteleiro-taxista veio ter comigo e eu disse “Pic me up here alone or i’ll catch another taxi, bee-atch”. “Ok sir, sorry sir”. Isto sim, foi uma boa chegada.
Para quem não sabe ou não imagina, o Nepal e uma pais do terceiro mundo. Lixo, barulho, sujidade, pó, calor, case e mais cães, corvos, pegas, pessoas pelo chão a pedir e um milhão de crianças a tentar vender qualquer coisa. Era imperativo aprender nepales. A minha paciencia estava a ser testada.
O transito, como tinha lido, e algo indecifrável. Não existem propriamente regras. Nem sinais fora da variante. Dentro da cidade e cada um por si. O sinal de aviso, buzina, e utilizado de três em três segundos. Já no taxi, sem cinto, fiquei branco com a condução do tipo. A olhar para mim e a tentar “oferecer” estadia “Need bed? Cristiano Ronaldo real good. Need place to stay” foi conduzindo como um lunático. Esquerda, direita, meio, povo no meio da rua, carro a ultrapassar mota que ultrapassa carro que esta a ultrapassar autocarro que esta a ultrapassar bicicleta com um monte de galinhas e uma realidade que tinha lido e que se verificou. Tinha que haver um acidente. Chapa pelo menos. Nada. De algum modo as pessoas conseguem desviar-se do perigo eminente. Foram os 10 minutos mais asssustadores na estrada. Se tenho medo de andar na rua, este e um bom local para perder esse medo.
Ja no hotel, contactaram o pessoal da Info e pouco tempo depois apareceu Bicky. Um tipo que se mostrou ser muito porreiro, mesmo comigo a desconfiar de tudo o que era ditto e me ajudou em tudo.
O escritorio da INFONepal e perto do hotel e e super facil de chegar ate ele. E apenas uma sala cheia de fotos e recordacoes de outros voluntarios (mais de 500). Conheci o Asim, director da INFO, e montes de gente. Britanicos, holandeses, uma canadiana e mais tarde viria a conhecer muitos mais. Fiquei boqueaberto ao perceber que a realidade portuguesa e bastante distante dos outros paises. Pensava que seria um voluntario relativamente jovem. Big mistake. Existem rapazes e raparigas com dezanove e vinte anos. Que ja estao fora de casa ha meses e ja conheceram uma data de paises do sudoeste asiatico. Um britanico de 18 anos, residente na Holanda, ja esta ha uns 18 meses for a de casa. Que realidade. Muito fora mesmo. Isto para nao falar sobre os ocidentais que deambulam pela rua. Muitos a pe descalco. Outros parecem ter ca ficado depois da decada Hippie. O mais impressionante e o relaxamento com que tanto os nepaleses como os ocidentais tratam tudo aqui. Tudo numa boa. Paz e sossego. E claro que nao tardou a ser abordado por uma data de povo a vender. “Marijuana, hash, opium sir? Very quality” diziam entre dentes ao meu lado como quem espera por um autocarro.
Nao me quero alongar nas descricoes sobre o que sinto e o que se passa. E algo dificil de explicar. Motas, carros, animais e pessoas. Tudo se cruza numa harmonia estranha aos meus olhos. Com a maior das naturalidades.
Jantei na Happy Home. O orfanato da INFO e casa de Asim e Namrata, sua querida mulher. Arroz amarelo, vegetais e frango. Tudo com sabores que nunca se tinham misturado na minha boca. O receio de ma comida foi apagado.
Jantaram uma data de voluntarios. Era a despedida de 3 voluntarios que iriam passer um mes a India e depois regressarao a casa. Fiquei espantado ao ver a facilidade com que comiam com a mao direita. Tentei mas o resultado foi ficar todo borrado e voltar a usar a colher.
Nao quero falar sobre as criancas orfas. Nao agora.
Boa gente, esta.

P.s: O Bicky chegou agora. Disse para verem este link: http://www.vcdnepal.org.np

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Salgueiro, que tal?
Deves estar no 7.º céu! Aproveita cada momento.

Um forte abraço
Olívia e Tino

Sunday, 30 April, 2006  
Blogger salgueiro said...

ola. thx!
e algo dificil explicar o que sinto e o q estou a viver. so mesmo passando por isso.
e outro mundo. terceiro mundista. pobre. sujo. paredes tristes. mas as pessoas parecem tao felizes e realizadas com o que teem. pode so ser impressao minha mas fica a ideia de que as caras traduzem paz interior. nao ha pressas aqui. tudo leva o seu tempo. tudo tem o seu motivo. e realmente outra dimensao. parece/m q existem pessoas mais ricas do que nos. em termos espirituais. nao me parece qua haja a necessidade de realizacao pessoal. pode ser que mude de opiniao. afinal so estou ca ha 2 dias..

obrigado pelos comentarios.
espero q a Olivia esteja melhor e ja possa arrumar a casa, cozinhar e tratar da roupa para tu, Tino, ficares mais descansadito:p

Sunday, 30 April, 2006  
Anonymous Anonymous said...

VOLTA!!!!
isso ai é só malandros,e gente que não é da nossa laia!num te metas em problemas!!
guarda o dinheiro nas tuas Hawaianas de meia branca!!
na te esqueças de tatuar a parte de trás da cabeça com um codigo de barras!!
depois mando te mail a falar sobre o "Circo das Celebridades" tal como me pediste (mas convence-te que o Castelo Branco nao entra outra vez. Para de mandar mails para a endemol!)
num bebas que nao tas habituado!
payback is a bitch.aiiiiii
keep in touch
ass:
Imagem espelhada mas mais bonita e "culturalmente" abonada.Ser superior e de acesso restrito!!!!!


guess who fuck is this!!!
c u later a

Sunday, 30 April, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Agência Lusa : "Jovem Luso feito refém pelos rebeldes Mauístas.Jonh fucking Rambo did it again..."

sign:
Nicolau Copérnico,Marie Curie, Chopin...get it?

Monday, 01 May, 2006  
Anonymous Anonymous said...

"Dizem que o Profeta Salgueirinho foi visto no Nepal e na Polónia ao mesmo tempo. Más línguas dizem que são gémeos.. Mas eu acredito que ele é Omnipresente... Salve ó Virgem Salgueirinho..."

Envangelho segundo o Apóstolo Chico

PS: Onde crlh estão as fotos?? Achas mesmo que alguem vai ler isso tudo?? Resumos.. nós queremos resumos.
Já agora, se sobrarem brinquedos traz de volta (junto das 3 chinênsas contorcionistas que te pedi).

Abraço.

Tuesday, 02 May, 2006  
Anonymous Anonymous said...

Não te esqueças é da gaja que faz massagens..

Thursday, 04 May, 2006  

Post a Comment

<< Home