Wednesday, May 31, 2006

Kaskiko, 28 de Maio 2006

19:00 - Tenho bastante sorte nesta aldeia. Pelo menos no que toca a vida selvagem. Escrevo ao som de um cucu que não se pendura na parede. Aranhas vagueiam pelo quarto, mosquitos tentam penetrar no meu forte,
vulgo rede de mosquitos, o búfalo cá da casa compete com os bodes para ver quem me consegue irritar primeiro e, mais logo, ratos do tamanho de pequenos leitões vão passear alegremente pela casa. Há quem jure a pés juntos que já se cruzou com tigres nesta zona. Não devo ter tanta sorte. Ou azar.
Os dias têm passado a correr. Não literalmente, já que a escola é perto. Mas mesmo quando o tempo parece não passar... passa. No outro dia de manhã, 6horas e 30min, subi a colina para ver as famosas vistas que os postais trazem. Após uns vinte minutos monte acima e depois da compensação de ter escalado o que me pareceu grande montanha, estava sentado pasmado com as vistas que se encontram nos postais. Com um
bocado mais de nuvens mas o resultado é lindo. Grande quadro. Não havia livro nem música, mas foi quase perfeito.
Não tenho a certeza quanto ao progresso dos "meus" putos mas tenho a certeza que nos temos divertido à fartazana. Alguns demonstram que percebem alguma coisa ou pelo menos sabem associar as respostas. Outros, uns quantos dias depois, ainda cantam um inocente "What is your name?" cada vez que me vêem. Aboli com o "Sir". Agora todas as manhãs ouço uma montanha de "John John, u ok?". As tentativas para dizerem João são hilariantes e nunca pensei ter tanta dificuldade em explicar o que é um leitor de MP3. A parte da rádio até percebem..
No tempo de recreio ou na biblioteca dou por mim a fazer figuras que, quando tinha a idade destes, eram normais. Tento corrigir as minhas atitudes mas ainda acontece cagar para os putos e ficar a tentar fazer
qualquer coisa com os pedaços maiores de plasticina. A jogar futebol é a mesma coisa.. se estou a perder.
A filosofia de praxe tem resultado. Dentro da sala de aula o respeitinho impera. Se alguém não faz o trabalho de casa já sabe o que tem a fazer. Encher! E fazem-no alegremente.
A questão essencial é a educação. Não só a educação escolar mas também aquela que os ocidentais recebem em casa. Podem ser coisas simples, como higiene ou comportamento. Podem ser coisas complicadas como
entreajuda e respeito. A estas crianças falta um pouco de tudo. Todas as crianças roubam. Eu roubava (agora é só pelo prazer da coisa). Estes putos roubam mesmo quando algum adulto está presente. Já discuti um sem número de vezes com os "verdadeiros professores" mas parece-me que não está no curriculum ensinar a estas crianças que não se deve limpar o nariz com a mão e depois na almofada ou que os materiais são para ser utilizados na escola. Sem dúvida que os berlindes e os lápis de cor são os mais cobiçados. Seguidos de perto pelo giz e plasticina.
Decidi que todo o material que trouxe, excepto os porta lápis e a sua "guarnição", vão ficar na biblioteca. Se distribuir os lápis de cor, as canetas, os livros de pintar, as cordas pra saltar e os berlindes mais tarde ou mais cedo vai tudo parar ao meio do monte ou queimado na altura de fazer o tacho.
Ontem tive a visita da Júlia. Uma voluntária que já viu meio mundo e que esteve 3 meses numa aldeia a 13 horas de autocarro da capital. No meio do nada. Mais uns voluntários vão aparecer daqui a uns dias. Parece-me que nunca viram um tuga.
Está a chover pra caramba agora. E cheira bem demais. A minha amaa cozinha que é uma maravilha. Vou jantar, ler e dormir. Vou tentar não me esquecer de ligar o alarme! Hoje adormeci e cheguei tarde à escola (novidade!!). "Tarde". Já que fui dos primeiros e depois não houve aulas (para os professores), porque em Pokhara havia um comício qualquer. Hilariante, já que desde que comecei nesta aldeia não houve 2 dias seguidos de aulas. A aldeia ficou vazia mas não foi por isso que os putos deixaram de ir à escola!!!!
Bou jantar.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Fantástico... parti-me a rir sozinho quado disseste que punhas os putos a encher como na praxe.. hilariante mesmo!!

Tenho seguido a tua aventura regularmente.. muito bom este blog!

Saudações Lesianas
Marco Coelho

Thursday, 01 June, 2006  
Anonymous Anonymous said...

afinal a praxe sempre teve os seus méritos e sempre serve para alguma coisa...nem k seja do outro lado do mundo...mas se n vai a bem vai a mal...é bem...

Thursday, 01 June, 2006  
Anonymous Anonymous said...

AHhaHAHAhaH!!! Fantástica a foto dos putos de 4!!! :D Sem dúvida, grandes momentos Kodak! Abraços!

Thursday, 08 June, 2006  

Post a Comment

<< Home